Páginas

Cool Japan 2008

Sou um grande admirador da cultura, artes, música, culinária deste país fantástico. O Japão é lindo, lugar onde a tradição e o moderno estão juntos, o respeito, o silêncio, a rapidez, a diligência, o humor, serenidade, gentileza, cordialidade, o senso de civilidade e coletividade que jamais conheci. A melhor época é principalmente na florada das cerejeiras, a sakura, que acontece normalmente no começo de abril, ou então no outono quando as folhas chamadas momiji se transformam numa palheta de tons amarelo, laranja, vermelho e verde. Bom, então pra quem não pode gastar muito, vai ai minha experiência de mochileiro feita em 2008.

Cidades que visitei

Miyajima - por Hiroshima chega-se por um ferry boat por Hiroshima. É um templo xintoísta dentro do mar.




Nara - tem o maior templo em madeira do mundo, o Todai-ji e o Buda Vairochana (na palma da mão desse Buda sentam 5 pessoas). Fica perto de Kyoto uns 40 minutos de trem. Vale passar o dia pela cidade.



Uji - O templo Byodoin é magnifico (ele se encontra cravado na moeda de 10 centavos). É ainda a capital do chá verde e perto do centro de informações turísticas tem uma apresentação bem rápida e barata (30 min./ 500ienes) básica da cerimonia do chá.

Himeji - fica umas 2 horas de Shinkansen em direção a Hiroshima. Famoso pelo castelo medieval, Tesouro Nacional Unesco.  Estará em reforma externa até 2015, mas é possível a visita interna.


Hiroshima -  o imperdível o Memorial da bomba atômica... um convite a reflexão.




Kyoto é muito especial para mim, então eis os principais templos budistas e xintoístas para visitar:

Kyomizudera - no alto da montanha, erguido sobre uma incrível estrutura de madeira e uma bela vista da cidade!! Uma fonte de água pura considerada sagrada é uma das atrações!


Sanjusanguendoji - tem mil estátuas de Kannon dentro do templo mais comprido existente, fica perto da Estação Central de trem.

Jodo Shinshu - ordem budista Terra Pura, Nishi e Higashi, ambos perto da Estação Central, belíssimas obras em madeira colorida representando a Terra Pura de Buda Amida. 



Nanzen ji - templo da ordem Rinzai, um lindo jardim de altos pinheiros na entrada e um curioso aqueduto romano na lateral do templo.




Royan ji - famoso templo Zen dos jardins de pedra, lá só se observam 14 pedras, mas tem na verdade tem 15. Fica perto do Kinkakuji e Ninnaji e é possível fazer os três num dia.



Kinkaku ji - o famoso Pavilhão de Ouro abriga um templo Zen (em Itapecerica da Serra/SP tem uma réplica fiel desse templo, só que o nosso é pintado, o deles é folheado a ouro).


Guinkaku ji - Pavilhão de Prata no mesmo estilo do Kinkakuji, a maior atração é um jardim de musgos com mais de 300 tipos. 

Caminho da filosofia - um professor de filosofia há cem anos transformou um riacho num caminho para as pessoas conversar tranquilamente e meditar. Em 1,5 km de extensão, tem lojinhas pra compras, cafés e belas casas.


Ninnaji -  um dos templos Patrimônios da Humanidade, da escola budista Shingon. Fica a poucos minutos de Ryoanji e Kinkakuji.




Mercado Municipal - lugar interessantíssimo e imperdível a conhecer lugar para conhecer produtos exóticos da cozinha japonesa, perto do centro comercial Teramachi.


Gion - o bairro das gueixas e para jantar a noite em vários restaurantes, um pouco caro, mas é o típico bistrô japonês. As gueixas saem para seus eventos no fim do dia.


Castelo Imperial Nijo - jardins lindíssimos murados em volta um lago protegendo o castelo, os painéis dourados são patrimônio Unesco.




Tokyo - em alguns dias, é o suficiente para ver a magnitude em todos os aspectos desta capital.

Guinza - o bairro fashion, bilionário e dos "depattos", as lojas de departamentos como Mitsukoshi. Deixa qualquer loja de Paris no chinelo.


Parque Ueno - belo parque onde na primavera as pessoas fazem o Hanami, sentam para comer e admirar as cerejeiras. Tem uma interessante feirinha de artesanato e antiguidades.



Templo Senso ji - famoso pela lanterna gigante vermelha no portal e o grande incensário, onde tem-se o habito de puxar a fumaça para si a fim de purificar o espírito.


Shinjuku - Prefeitura  de Tokyo, é grátis subir no último andar e ver toda cidade, a vista é linda!


Akihabara - o bairro dos eletrônicos, excelente para compras!


Shibuya - a praça tem o cachorro Hachiko, perto em frente à estação Shibuya. O cruzamento das três ruas atravessam ao mesmo tempo 1500 pessoas.


Kamakura - de Tokyo leva-se meia hora, e neste templo fica o famoso Buda gigante de cobre ao ar livre, vários templos e jardins lindíssimos.



Confira minhas fotos aqui

Sites interessantes
Japan Guide
Kyoto Travel
Japan Visitor


Visualizar Japão em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário