Páginas

Trem bala

Uma das coisas que mais fiquei admirado são os trens. Na verdade, adoro trens, tive até Ferrorama e hoje dependo de trens para ir trabalhar. De Tóquio a Kyoto tomei o Shinkansen, uma experiência incrível!






Pra começo de conversa, o amigo que me recebeu lá me explicou que todos os dias os trens e metros são lavados durante a madrugada. Dito e feito, a cada dia que saíamos, podia-se ver o piso do trem ainda úmido ou com cheiro de limpeza feita. Bem diferente daqui da França, apesar do enorme sistema ferroviário, mas é cultural e falo disso numa outra vez. No Brasil, nosso metrô de Sampa fica perto dos trens japa!


Curiosidades dos trens...
- uma coisa que me chamou a atenção saindo de Kyoto foi que na plataforma alguns casais de agentes ferroviários ficavam na plataforma dando um "tchauzinho" (e sorrindo claro) aos turistas. Esse trem era em direção ao aeroporto de Osaka.
- o silêncio é completo dentro da cabine, respeitam o celular no modo silencioso e mesmo desligado.
- quando um agente ferroviário entra/sai do vagão, ele para e olha pra cabine e faz uma reverência. Fiquei olhando de canto, ninguém prestava atenção. Pode ser uma coisa tola, mas é preciso entender o conceito de serviço/cliente no Japão e não levar isto de forma exagerada de comportamento. 
- o trem que chegava era todo limpo e o mais curioso, um grupo de agentes viravam as poltronas todas para frente do trem, pois ele saia pela mesma via de chegada. Ou seja, ninguém viaja de costas.
- O celular é proibido em cabine por duas razões: primeiro pelo respeito ao silencio de todos, segundo para evitar interferência no uso de marcapasso.
- Ah outra coisa, não se sinta constrangido por comer no trem. Assim como na Europa, a famosa "farofa" é muito bem-vinda. Lá, em todas estações de trem há diversas lojas que vendem os chamados obentôs, pratos prontos fresquinhos e saudáveis. Ah! e compra chá verde gelado, é muito bom!!



- Nas plataformas, quando um trem vai chegar ou sair, sons de passarinhos ou musica instrumental tocam para avisar. Aliás, os passarinhos cantam nos cruzamentos de Kyoto na sinalização para deficientes visuais.
- nem precisamos falar na pontualidade, é muito raro acontecer algum. Se houver, você pode ser reembolsado como pedido de desculpas pelo transtorno.

Se você for ao Japão, prepare seu bilhete para percorrer todo país ou apenas algumas regiões. Voce pode comprar pelo site da Japan Rail. 
E para organizar seus horários e rotas, o melhor site (e tem aplicativo para Iphone) é o Hyperdia


Nenhum comentário:

Postar um comentário