Páginas

Portugal

Ora, pois! Em 2009, fui com um amigo para Portugal, fevereiro é um ótimo mês, não está frio e faz muito sol. É um simpático país, não muito caro, de gente boa, e mesmo porque a língua ajuda e muito né! Não dá sensação de estar longe de casa.







Alugamos um carro no aeroporto de Lisboa e fomos para o Mercure da av. José Malhoa, lugar estratégico entre o centro da cidade, aeroporto e as autoestradas. Detalhe, se for ao centro de Lisboa, deixe o carro num ponto e passeie a pé, as ruas são estreitas e há poucos estacionamentos.




E então fomos almoçar em Cascais, e comer um delicioso bacalhau! Aliás, bela cidade para se morar.


Passamos por Sintra, Alcobaça, Coimbra, Guimarães, Porto, Fátima, Mafra, Óbidos e Cascais, tudo em uma semana. Nos primeiros dias fizemos as cidades mais próximas de Lisboa e reservamos um para ir às mais distantes. Saímos bem cedo e fomos até o norte de Portugal, em Porto, Guimarães e Alcobaça. Dá umas três horas.


As padarias de lá são iguais as nossas, ou melhor, as nossas são cópias de lá! Na praça do Rossio tem algumas. Da Torre saiam as caravelas pra as expedições, inclusive a do nosso suposto descobrimento brasileiro. 

"Ó mar salgado, quanto do teu sal, são lágrimas de Portugal!"

A noite fomos numa lanchonete 24 horas que serve um fast-food português, chama A Merendinha. Serve sopa de caldo verde, pão de linguiça e bebida., mas  há outras opções. Muito melhor que ir num McDonald! E estava lotado, era quase meia-noite!

Isto é imperdível, quando for visitar o Mosteiro dos Jerônimos, lá perto tem uma "pastelaria" (confeitaria) que vende os sagrados pastéis de Belém! Custa uns 0,90 euros cada, comi uns 6! Esta foto abaixo é a pastelaria onde fui, vai nessa aí! No fundo da loja tem paredes azulejadas lindíssimas!

O bairro do Chiado é o mais pitoresco e badalado! Parece a Vila Madalena em SP. Os casarios tem fachadas cheias de roupas secando no varal, parecem que conversam entre si! Conversam não, fofocam!



Passeie de bonde! Na cidade Alta tem um que cruza até cidade Baixa, é um circular e vale a pena andar mesmo sem destino nele! se não me engano é a linha 5.

Mosteiro dos Jerônimos. A arquitetura é riquíssima e o que mais me encantou foi a cozinha onde havia um tanque que se criavam peixes para ter sempre frescos. Camões está lá, enterrado claro...


Subimos até o norte do país, Guimarães, Porto e Coimbra. Conheça a biblioteca da Faculdade de Direito de Coimbra. Sabia que morcegos vivem lá, pois eles comem todos insetos ou ratos intrusos? Foi a guia quem disse.

Confesso que Porto não me conquistou, achei muito escura, um tanto sombrio...


Já Guimarães é uma das cidades mais lindas, lembra muito Ouro Preto! Há um castelo medieval simples, mas com excelente vista das terras lusitanas.

"Agora Inês é morta", conhece esse ditado? não? Inês foi rainha coroada depois de morta e todos os súditos beijaram a mão dela. Fica em Alcobaça.


Óbidos é uma bela cidade pequena e um belo castelo medieval. Vale a pena uma parada.


Mafra tem o convento onde D. João morou com sua esposa Carlota Joaquina. Há uma sala de enfermagem com as antigas ferramentas de medicina e farmácia! Somos felizes neste mundo moderno! Almoçamos um arroz de polvo excelente!


Bem, caro leitor, um post seria pouco para descrever a beleza deste país em todos aspectos culturais.  Portugal cuida  muito bem dos seus patrimônios, a urbanística das cidades convida o turista a passear tranquilamente, não há sensação de insegurança.

Mas ponha na lista para conhecer:
Palácio de Queluz, inspirado em Versalhes (França)
Palácio de Sintra
Alcobaça, o mosteiro onde está Inês de Castro
Mosteiro dos Jerônimos
Igreja de Santo Antônio em Lisboa, tem a tumba dele
Castelo de São Jorge em Lisboa
Visite o mosteiro de Mafra, um rico palácio que não tem tantos turistas mas para nós brasileiros é parte da História da família real
Na praça do Rossio em Lisboa há ótimas padarias e confeitarias
Comer na A Merendinha

Se puder, leia o livro 1808 antes de viajar! o passeio vai ser parte do cenário do livro. E prepare um bom guia de bolso, Portugal é rico em referências para nós e  importante sobre nosso passado e entender o presente.



Visualizar Portugal em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário