Páginas

Torta brownie, chocolate branco e mousse de amoras

Eis uma das minhas sobremesas preferidas. Aprendi no Curso do Chef Laurent quando fiz uma semana de confeitaria boutique! Foram apenas 12 receitas, mas de qualidade e apresentação inigualável. Esta daqui é chique e muito gostosa! Voce vai fazer um brownie, uma mousse de amoras (ou framboesa) e um ganache de chocolate branco. Vamos por partes, depois a gente monta.



Ganache de chocolate branco
400 gr de chocolate branco
200 ml de creme de leite
Numa panela esquente o creme de leite, apague o fogo e ponha o chocolate picado e deixe derreter. Mexa para dissolver, faça um creme. Reserve.

Mousse de amoras
300g de amoras congeladas
100ml de água
1 1/3 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de gelatina em pó
4 claras
200 ml creme de leite
200g de iogurte natural
Coloque 6 colheres (sopa) de açúcar e a água numa panela e leve ao fogo baixo por 1 minuto. Acrescente as amoras e deixe cozinhar por mais 4 minutos.
Transfira as amoras da panela para um liquidificador. Bata por 1 minuto em velocidade alta. Retire do liquidificador e passe por uma peneira, separando as sementes. Polvilhe a gelatina no sumo de amoras e espere hidratar. Misture com uma colher e reserve. Junte o creme de leite, o iogurte e o sumo de amoras numa tigela e misture muito bem com um fouet.
Leve uma panela com o restante do açúcar e a água ao fogo baixo para dissolver. Deixe cozinhar por 3 minutos ou até que a calda fique em ponto de fio. Coloque as claras numa batedeira e bata até o ponto neve, mantenha a batedeira ligada.
Em seguida, acrescente a calda às claras em neve, que devem continuar sendo batidas até que a tigela da batedeira esfrie. Retire o merengue da batedeira e misture suavemente ao creme de amoras. Reserve.

Brownie
300 gr açúcar
3 ovos   
175 gr farinha        
250 gr manteiga
120 gr chocolate amargo
Gostas de baunilha
Pitada de sal
 
Misturar manteiga, baunilha, sal e açúcar. Acrescentar os ovos e o chocolate , por último a farinha. Asse numa assadeira redonda. Deixe esfriar e corte em  duas placas. Dependendo da forma, não coloque muita massa, a ideia é fazer duas placas com a espessura de um dedo mais ou menos (2 cm)

Montagem
O ideal é ter uma forma de aro para abrir as laterais. Ponha uma placa de brownie, em seguida o ganache de chocolate branco, assente bem para não ter desnível. Segue com a outra placa de brownie e finalize com o creme de amoras. dependendo da sua forma, calcule a quantidade de cada creme para não transbordar nem faltar. 
Para finalizar, faça uma calda de amoras e jogue por cima, ou uma geleia também serve, mas dissolva com um pouco de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário