Páginas

Avignon

Procura um destino para as férias de Julho? Em 1994, fiz boa parte da França em trem e albergues da juventude. E um dos lugares que mais me surpreendeu foi Avignon.

Cidade na bela Provence francesa, é de grande importância histórica e principalmente religiosa, rodeada por muros altos e portões. Encravada ao lado do rio Rhône, fica pertinho das maiores vinículas produtoras das uvas Syrah e do famoso vinho Châteauneuf du Pape.

Pra chegar lá, o TVG sai da Gare de Lyon em Paris e leva duas horas e meia de viagem. Tem ainda o IDTGV com preços ótimos principalmente a noite. A estação não fica dentro de Avignon, mas tem um ônibus que leva ao centro em poucos minutos. Ainda há uma frequência a partir do aeroporto CDG para quem quiser ir direto. Na época fiquei num albergue, mas uma vaga em hotel é bem disputado, sugiro reservar com antecedência.

rio Rhône, Pont St Bénezet e Palais des Papes

E cai de paraquedas bem no Festival de Teatro que acontece anualmente no mês de julho. Vem gente do mundo todo, tem apresentações de música de vários estilos (clássicos, jazz, lirico), teatro, fantoches, pinturas, esculturas... e tudo de graça (ou quase). De repente você vira a esquina e tromba com alguém tocando violino ou uma dupla lírica ou um trio encenando uma peça mambembe.





Na época que viajei as fotos eram em máquina de filme e nunca mais retornei à Avignon, portanto, peguei umas fotos da internet mesmo para ilustrar o post!



Um dos pontos turísticos mais conhecidos é o Pont d'Avignon. Construído em 1184, conta a história que o Pont Saint Benezet foi ordenado por Deus a um pastor. Foi reconstruído algumas vezes e finalmente destruído uma parte durante a Segunda Guerra. Procure ir do outro lado do rio, perto dos nos jardins e ver a cidade de outro ângulo.



O mais célebre e suntuoso Palácio dos Papas foi a primeira e única sede do Papado Católico fora do território romano. Fiz a visita interna e o ambiente que mais me impressionou foi a sala dos Papas com os quadros de cada um deles desde o inicio.
Palais des Papes

A cidade é murada e dividida em "intramurs" e "extramurs". Na hora que reserva hotel, veja se está na parte interna da cidade o que torna um pouco mais cara as tarifas, mas é bem mais conveniente e acessível. Mas se for na parte externa, veja se há transporte fácil até o hotel.

Place de l'Orloge

Alguns outros pontos ainda para se conhecer é o bairro gótico de ruas estreitas e ar úmido. Os jardins ao lado do Palácio dos Papas tem uma bela vista do Rhône e dos campos de girassóis, as rua Saint Agricole e Joseph Vernet tem boas lojas para compras.


E claro, como Avignon fica na Provence, o ambiente bucólico e colorido por uma palheta de tons pastéis se misturam entre as plantações de lavanda e girassóis.


Como chegar:
De trem: saindo de Paris até Avignon por TGV
SNCF
De avião: até Nice e em seguida de trem ou carro

Office de Tourisme

Viajar por esta região pede um carro, até para fazer picnic nas estradas e se surpreender com lugares que imprevistos no roteiro! Perto de Avignon vale muito conhecer as cidades de Arles, Orange e Aix-en-Provence



Exibir mapa ampliado

Um comentário:

  1. Thanks a lot for this amazing guide
    You sure know what you talking about...

    Thanks,
    Sharon

    Albergue Da Juventude

    ResponderExcluir