Páginas

Clafoutis aux cerises

Esta semana o dono da casa que moramos nos deixou colher cerejas, coisa cara no Brasil, "colham, se não os pássaros vão comer tudo!" Não demorei e lembrei-me de uma receita tipicamente francesa, o clafoutis aux cerises. Mas as receitas francesas vão muito ovo e achei uma outra no site Pecado da Gula, aliás, é excelente arquivo de receitas! Simples e rápido!



200g de farinha de trigo
120g de açúcar
uma pitada de sal
3 ovos (usei 4 médios)
80g de manteiga sem sal derretida
250ml de leite
500g de cerejas descaroçadas

Pré-aqueça o forno a 200oC.
Unte um refratário de 30cm. Aqui eu polvilhei ainda com uma mistura de açúcar e canela em pó.
Numa vasilha grande, coloque a farinha, o açúcar e o sal (eu peneirei tudo) e misture bem. Com a batedeira, vá juntado os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Junte a manteiga e bata mais um pouco. Incorpore o leite aos poucos em baixa velocidade até que fique uma massa bem lisa e sem caroços. Se quiser garantir a textura, peneire a mistura.
Espalhe as cerejas no refratário e despeje com cuidado a massa por cima. Leve ao forno por 30 minutos ou até que fique dourado e firme.


Fiz a receita acima e ficou gostoso, mas achei que ele ficou um pouco seco, a ideia é que seja mais parecido com um flãn. Então, creio que a melhor receita seria essa abaixo:

500 g cerejas
100 de farinha
2 ovos
80 fr de açúcar
300 ml leite
200 ml creme de leite
manteiga para untar
A maneira de preparar é a mesma da outra receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário