Páginas

La pâtisserie

Charlotte
Então vamos falar do que realmente interessa na França!!! Ah, as confeitarias... eu sou louco por doces! O mais incrível, e comento isso com colegas, é que no país dos pães, doces e queijos os franceses não são gordos.







Uma explicação razoável que escutei um tempo atrás: "é para degustar, não se empanturrar". Há uma sutileza na degustação das confeitarias francesas. Devem ser belas, coloridas, elevando o valor do ingrediente principal. O cuidado ao preparar, e não é com qualquer manteiga ou creme de leite! Farinhas de diversas texturas, qualidade da água, por isso que o croissant no Brasil não fica igual ao da França, salvo raras exceções.

Quis fazer um post exclusivo até para enumerar o que conheci nesses últimos anos e visualizar melhor um pouco dessa arte e quando você vier à França, não deixar de comer alguns!

Pâtes aux fruits
Fondant au chocolat
Eclair

Bûches (normalmente come-se no Natal)
Gauffres
Madeleines
Crêpes
Macarons
Pain aux épices
Congolais
Calissons
Tarte Tatin
Galette des Rois (serve-se no dia de Reis)
Milles feuilles
Moelleux au chocolat
Financier
Clafoutis
Tuilles aux amandes

Só pra lembrar um pouco da língua francesa, "boulangerie" vende pães e "pâtisserie", os doces. Elas são um charme em qualquer cidade da França, as vitrines são de encher os olhos e a boca!













Algumas redes são famosas e indicadas: Paul e Brioche Dorée, encontram-se ótimos produtos. Há as outras no estilo boutique, artesanais, de excelência e um pouco mais caras: La Durée, Dalloyau, Pierre Hermé e Lenôtre. Há um outro local em Paris, uma casa de chá excelente e imperdível frente ao Jardin de Tuileries,  as filas ficam enormes no fim da tarde: Angelina

Mas a confeitaria é interminável e vive de forma intrínseca com a criatividade dos sabores! Esse post foi apenas para deixar com vontade!

http://www.parispatisseries.com/

Ah sim, e não deixe de ir nesta loja, La Cure Gourmande! É voltar à infância do inicio do século passado... balas, caramelos, pirulitos, biscoitos!



Um comentário: