Páginas

Sarlat-la-Canéda

Sarlat é uma simpática cidade e capital do Périgord Noir, renomada pela grande quantidade de monumentos históricos classificados e um dos destinos mais procurados na França. Certamente você já ouviu falar das cavernas de Lascaux, pois bem, ela fica bem perto.
A Dordogne realmente me encantou! O charme das casas de pedras em tons bege pastel, as praças ensolaradas onde mercados ao ar livre recebem os produtores locais.


E por falar nisso, trufas, cèpes (tipo de champignon) e fois gras são as especialidades das região. O roteiro das nozes igualmente faz parte resultando em licores e doces. Aproveite para comprar uns biscoitos crocantes de nozes ou azeite perfumado por trufas!





A cidade de Sarlat-la-Caneda nasceu na Idade Média. A primeira abadia foi construída durante o período carolíngio. No século XII, especificamente 1153, a abadia se juntou a Santa Sé de Roma e recebe proteção. Posteriormente, em 1318, tornou-se a catedral da Diocese da cidade de Sarlat.




Na terra do fois gras, os gansos são homenageados numa praça ... um pouco irônico para destino deles. Para quem gosta, há diversas lojas com vendas direta de produtores. Os vinhos da região de Saint-Emilion, Monbazillac e Bordeaux são igualmente a atração das vitrines.


O ar medieval domina toda esta região, a sensação é que de repente cavaleiros e templários irão passar ao seu lado a qualquer momento.



Como chegar:
De trem: saindo de Paris até Limoges e conexão até Périgueux ou até Cahors
SNCF
De avião: até Bordeaux, Bergerac e Brive-la-Gaillard e uma hora de carro
http://bergerac.aeroport.fr/
http://www.aeroport-brive-vallee-dordogne.com/

Viajar por esta região pede um carro, até para fazer picnic nas estradas e se surpreender com lugares que nem eram previstas no roteiro!


Visualizar Dordogne em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário