Páginas

Arnac-Pompadour

Castelo da Marquesa de Pompadour, cidade dos cavalos e do Haras Nacional, terra dos galo-romanos. Quem está de passagem pela Corrèze, vale a pena parar o carro e piquinicar nos jardins frente ao castelo.








Marquesa de Pompadour certamente foi uma figura marcante e influenciadora na corte francesa no século XVI. Amante e a preferida de Luiz XV, foi presenteada com o castelo, conta-se porém nunca ter visitado ou mesmo habitado.


A arquitetura do castelo antecede alguns séculos ao da Marquesa. No século XI foi concebido inicialmente como fortaleza durante a guerra dos Cem Anos. Foi reconstruído no século XIV. É uma arquitetura charmosa e de conto de fadas!



Para quem gosta de história e ouviu falar do Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra, um dos lideres da III Cruzada e e personagem da Guerra dos Cem Anos, Pompadour faz parte da Route Richard Coeur de Lion.



Em frente ao castelo, o Haras Nacional recebe em agosto diversas apresentações de equitação, mercado de produtores e o Cabaret Equestre, onde os cavalos dançam com músicas em coreografias belíssimas.


E atrás do castelo, um lago tranquilo.



E justamente por ser a cidade dos cavalos, o Cub Med tem instalações especiais para quem gosta de praticar equitação, arco e flecha, tênis e golf.


A igreja de Arnac construída entre os séculos XII e XIII fica aberta a visitas a qualquer hora, basta abrir a chave na porta. Vale a pena parar alguns minutos em silencio e tentar voltar ao tempo e sentir a história passar pela mente. As paredes tem passagens bíblicas talhadas na pedra.


Como chegar:
De trem saindo de Paris - Austerlitz, troca em Limoges para Arnac-Pompadour.
Visite o site http://www.cc-payspompadour.fr
Boa época para se visitar é em julho e agosto quando ocorrem as apresentações do Haras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário